O Programa de Pós-graduação (Stricto Sensu), níveis Mestrado e Doutorado Acadêmicos, em Ciências da Saúde, tem seu reconhecimento pela Capes há 25 anos (desde 1998), sendo nota 4 nas avaliações desde 2004.

O programa iniciou sua trajetória em 1991, com origem na área de Odontologia e assim se consolidou na condução de mais de 25 turmas formadas. Em 2020, visando seu crescimento sustentado, o programa se reestruturou e ampliou sua atuação para as demais áreas da saúde, agregando profissionais de diferentes formações, criando a área de concentração Promoção, Prevenção e Tratamento em Saúde Humana.

Desde então, o trabalho de pesquisa da equipe de docentes e alunos segue com excelência na formação de recursos humanos, produção de conhecimento e papel transformador na sociedade, voltados à melhoria da saúde e qualidade de vida. Tendo como perfil de egressos do programa, mestres e doutores em Ciências da Saúde, capacitados técnica e pedagogicamente para o exercício da docência e pesquisa, desenvolvendo ciência, em diferentes âmbitos, tanto nacional como internacional.

A grade curricular do curso oferece aulas teóricas, práticas, atividades extracurriculares, estágios docentes, incentivando diferentes atividades aos futuros mestres e doutores, como também a participação em atividades de seminários, congressos e pesquisas, promovidos pela Universidade de Taubaté e outras Instituições de Ensino e Pesquisa de projeção nacional e internacional.

Os temas de pesquisa compõem duas áreas de concentração: Clínica Odontológica e Promoção, Prevenção e Tratamento em Saúde. Nas investigações interdisciplinares incluem-se a Agenda 2030, os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e demais estudos que resultem contribuições efetivas e influenciam, direta ou indiretamente, no desenvolvimento. Mais detalhes sobre o curso pode ser acompanhado clicando aqui e para conhecer mais sobre as linhas de pesquisa e projetos abra a aba pesquisa.