Área Concentração:
Clínica Odontológica
LINHA 1
DIAGNÓSTICO E TERAPIAS REABILITADORAS E PREVENTIVAS PARA ALTERAÇÕES NOS TECIDOS DENTAIS
Esta linha de pesquisa compreende os estudos que avaliam o comportamento biomecânico, parâmetros clínicos e laboratoriais envolvidos nas diferentes etapas dos tratamentos remineralizadores, reabilitadores e preventivos aplicados em odontologia.

Estudos Clínicos e Laboratoriais de Superficies Dentais Duras
Avaliação clínica e laboratorial e desempenho de dentifrícios, géis clareadores, materiais de condicionamento de superfícies sobre o esmalte, dentina, cemento, hígidos ou desmineralizados.
Comportamento clínico e laboratorial de procedimentos preventivos, microinvasivos e invasivos no tratamento e controle dos desgastes dentais cariosos, não cariosos e trauma dental
Avaliação de materiais preventivos e restauradores, bem como técnicas clinicas, no tratamento e prevenção da cárie dental, lesões não cariosas, hipersensibilidade dentinária e trauma dental.
LINHA 2
PROPRIEDADES, TÉCNICAS E PERFORMANCE DE MATERIAIS EM ODONTOLOGIA
Esta linha de pesquisa tem como objetivo avaliar as propriedades físicas, químicas, mecânicas, bem como o desempenho dos procedimentos clínicos e laboratoriais dos materiais odontológicos aplicados.

PROJETOS
Comportamento e caracterização de materiais e técnicas restauradoras diretas e indiretas
Avaliação de protocolos, técnicas, equipamentos e parâmetros na simulação e aplicação clínica de materiais odontológicos de uso direto e indireto bem como caracterização de suas propriedades físicas, químicas e mecânicas, bem como situações críticas ou de risco. Compreensão quantitativa e qualitativa da reprodutibilidade de técnicas restauradoras diretas e indiretas
Avaliação de implantes dentários e componentes protéticos em reabilitações orais e suas correlações com a condição de saúde oral e geral
Estudo da biomecânica de implantes osseointegráveis, assim como da estabilidade, passividade de assentamento, distribuição de tensões e adaptação de componentes protéticos, por meio de diferentes tipos de conexões e tratamento de superfície. Avaliação da manutenção de torque, sobrevivência em fadiga, diferentes materiais, estruturas protéticas e modalidades de reabilitação envolvidas em próteses implantossuportadas e suas correlações com a saúde oral e sistêmica.
LINHA 3
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS BUCAIS
Esta linha de pesquisa objetiva validar métodos diagnósticos e modalidades terapêuticas de diferentes patologias presentes na cavidade bucal.

Terapia de manutenção periodontal
Avalia parâmetros clínicos, microbianos e imunológicos em participantes de pesquisa clínica incluídos em programa de manutenção periodontal após a realização de terapia periodontal ativa com seguimento prospectivo.
Tratamento mecânico e químico das doenças periodontais: impacto sobre condições gerais de saúde
Estudo das fases ativa e de manutenção de tratamentos mecânicos, isolados ou combinados com o uso de agentes químicos convencionais ou em estágio único, realizados para tratar as doenças que afetam os tecidos periodontais. Tais efeitos serão monitorados e comparados em populações específicas com base em parâmetros clínicos, imagiológicos, imunológicos e microbiológicos
Inter-relação entre a doença periodontal e a saúde sistêmica
Este projeto irá avaliar a relação periodontal com condições sistêmicas, por meio de diagnóstico clínico, microbiano, salivar e sorológico, e o impacto da terapia periodontal na saúde geral.
Controle de microrganismos em odontologia
Estudo da associação de diferentes terapias e protocolos odontológicos relacionados a frequência de microrganismos (bactérias, vírus e fungos) por meio de ferramentas moleculares
Área Concentração:
Promoção, Prevenção e Tratamento em Saúde
LINHA 1
CIENCIAS AMBIENTAIS NA SÁUDE
Essa linha de pesquisa avaliará o uso de produtos naturais, bem como a destinação final de resíduos sólidos e líquidos no impacto ambiental e serviços de saúde, além dos diferentes eventos atmosféricos relacionados a saúde humana.




PROJETOS
Produtos naturais na área da saúde
Este projeto tem como objetivo a experimentação e avaliação de produtos naturais (etnobotânica e etnofarmacologia) na indicação, eficácia, tratamento e protocolos relacionados a saúde humana.
Gestão de resíduos e sustentabilidade ambiental
Este projeto tem como objetivo apresentar os conceitos de sustentabilidade para serem aplicados nas atividades dos serviços de saúde e também avaliar os ganhos ambientais decorrentes da utilização de produtos, materiais e procedimentos na redução no consumo de energia, água e resíduos.
Poluição atmosférica na saúde
Este projeto tem como objetivo apresentar os principais elementos climáticos envolvidos com a temática de poluição, tais como ventos, umidade relativa do ar, precipitação, etc e como os sistemas atmosféricos (inversão térmica, passagem de Frentes Frias, etc) podem alterar e influenciar estas concentrações, impactando a saúde humana.
LINHA 2
ABORDAGEM BIOLÓGICA, CLÍNICA E MOLECULAR EM CONDIÇÕES DE SAÚDE-DOENÇA
Esta linha de pesquisa fundamentada por parâmetros biológicos, físicos ou químicos objetiva avaliar a influência de fatores locais e/ou sistêmicos nos processos saúde-doença.

Poluição atmosférica na saúde
Este projeto tem como objetivo apresentar os principais elementos climáticos envolvidos com a temática de poluição, tais como ventos, umidade relativa do ar, precipitação, etc e como os sistemas atmosféricos (inversão térmica, passagem de Frentes Frias, etc) podem alterar e influenciar estas concentrações, impactando a saúde humana.
Epigenética e doenças sistêmicas
Este projeto de pesquisa tem como objetivo a abordagem dos conceitos básicos dos mecanismos epigenéticos e do controle transcricional envolvendo o processo inflamatório em doenças sistêmicas, com a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, obesidade e a doença renal crônica
Abordagem do paciente grave em terapia intensiva
Este projeto de pesquisa tem como objetivo a abordagem do paciente grave em Terapia Intensiva, no que diz respeito as condições clínicas mais prevalentes, protocolos diagnósticos e terapêuticos, sob o olhar da equipe multiprofissional.
LINHA 3
EPIDEMIOLOGIA E CLÍNICA NA SAÚDE HUMANA
Esta linha de pesquisa trata dos processos saúde e doença em coletividades humanas ao analisar a ocorrência e distribuição dos agravos, condições e eventos relacionados à saúde e seus determinantes. Quantifica fatores de risco, estratégias de prevenção e de prognóstico de doenças crônicas comuns a população brasileira. Em adição, esta linha aborda estratégias estatísticas para análise de dados provenientes dos diferentes tipos de estudos epidemiológicos e se dedica as revisões sistemáticas e meta análises base para a adequada prática clínica

PROJETOS
Desenhos de estudos em epidemiologia
Desenhos e elaboração de estudos epidemiológicos observacionais e de intervenção diferenciando os tipos de estudo comumente usados em epidemiologia clínica. Caracterizar as vantagens e desvantagens de estudos retrospectivos, prospectivos e ensaios clínicos randomizados controlados
Avaliação da presença de microrganismos em aerossóis gerados no ambiente odontológico
Desenvolvimento de um estudo epidemiológico computacional avaliando a presença de microrganismos gerados no ambiente odontológico após tratamento clínico em indivíduos com histórico de COVID-19.
Revisão sistemática na saúde baseada em evidência
Revisões sistemáticas representam o maior nível de evidência científica. Sendo assim, dentro da saúde baseada em evidência, as revisões sistemáticas com ou sem meta-análise atuam como a principal ferramenta para guiar a tomada de decisão clínica, respondendo questões de causalidade de doenças e qual melhor abordagem terapêutica a ser realizada. Neste projeto serão realizadas revisões sistemáticas de estudos epidemiológicos e ensaios clínicos randomizados dentro da área da saúde.